Destinos Nacionais
Vale do São Francisco: dica de destino
Destino turístico para amantes dos vinhos e da natureza
Segundo o Ministério do Turismo, 48% dos brasileiros apontam a região do Nordeste como a favorita para viagens de turismo. Porto de Galinhas/PE, Fernando de Noronha/PE, Jericoacoara/CE, Lençóis Maranhenses/MA e Salvador/BA estão entre os destinos mais conhecidos, mas há ainda muitos outros que despontam com atrativos únicos, como a região do Vale do São Francisco, na Bahia, por ser um importante polo produtor de vinhos e espumantes do país.
Além de apresentar a produção local, rica e diversa, de vinhos e espumantes, o turista tem a oportunidade de conhecer paisagens belíssimas, com cachoeiras, grutas e ilhas no entorno do rio São Francisco, fazer passeios incríveis e ainda ter a chance de participar de harmonizações de vinhos com a gastronomia local.
“Grande produtor de frutas tropicais como manga e melão, o Vale do São Francisco também tem se destacado na produção de uvas, tanto as uvas de mesa destinadas ao consumo in natura e para sucos, como Itália, Red Globe e Nubia, aquelas encontradas nos mercados, como as uvas vitis viníferas, com destaque para Moscatel, Chenin Blanc, Syrah e Cabernet Sauvignon, estas autorizadas na produção de vinhos finos espetaculares nos estilos de tintos, brancos, rosés, frisantes e espumantes. Na região, estão localizados os vinhedos da vinícola Terranova do Grupo Miolo, a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Trata-se de um roteiro fora do convencional, que recebe cerca de 50 mil visitantes por ano e é cheio de belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e vinhos de alta qualidade.”
Com mais de 20 anos de atividades no sertão nordestino, a vinícola Terranova conta com tecnologia de ponta e a expertise do Grupo Miolo em um terroir excepcional com produção que já ultrapassa a marca de 4,5 milhões de litros anuais de vinhos finos, brandy e suco de uva. As condições climáticas, solo, relevo e hidrografia da região impulsionam a produção, que rende até duas safras e meia por ano, condição natural específica em áreas vitivinicultoras localizadas em regiões de baixa latitude, ou seja, próximas à linha do Equador.
Localizada na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que apresenta grande biodiversidade, os vinhedos Terranova estão em uma área de clima tropical semiárido que apresentam longos períodos de seca e estiagem, muita incidência solar o ano todo, temperaturas elevadas, solos ricos em minerais e estão próximos ao Rio São Francisco que possibilita uma boa irrigação das vinhas, o que viabiliza ter mais de uma safra por ano.
“Terranova é um oásis do Grupo Miolo em meio a uma região com condições naturais tão peculiares, o que deixa a vivência ainda mais interessante, pois, além de ser um terroir excepcional, tornou-se um dos principais roteiros turísticos para quem aprecia bons vinhos”, comenta Schneider, da Wine.
A vinícola faz parte do roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um passeio de barco que leva em média duas horas e meia pelo Rio São Francisco que inicia em Juazeiro, com paradas em locais turísticos ao longo do Velho Chico e no Lago Sobradinho, além de oferecer degustações a bordo e harmonizações com comidas típicas. Ao chegar na vinícola, as pessoas visitam os vinhedos, as modernas tecnologias e instalações do Grupo Miolo, além de serem recebidos por uma elaborada estrutura composta por uma cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e loja. Visitas podem ser agendadas diretamente no site da empresa.













