WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Destinos Nacionais

São Roque oferece tour enogastronômico e passeios históricos

Pertinho de São Paulo

A cidade de São Roque está localizada a menos de 2 horas de viagem da capital paulista, e oferece além dos bons vinhos, passeios cercados de muita natureza, bons restaurantes e clima ameno, tanto no verão, como no inverno.

Fundada em 1657, a cidade tem uma rica história marcada pela devoção ao santo que lhe dá o nome. O local era uma antiga parada de bandeirantes e começou a se desenvolver com a chegada dos europeus, que trouxeram consigo costumes e tradições da Europa.

O resultado é a fama de Cidade do Vinho, graças aos colonos que trouxeram a cultura da uva, no século XVII.

Hoje com mais de 100 mil habitantes, São Roque atrai turistas em busca de um refúgio longe da correria da metrópole com experiências que vão além das vinícolas. A cidade de São Roque faz parte da região metropolitana de Sorocaba e fica a cerca de 60 km da capital paulista e tem fácil acesso. Quem viaja de carro pode optar entre duas rotas principais:

Pela Rodovia Castello Branco, há pedágios ao longo do caminho, em Osasco e Itapevi, e o tempo estimado de viagem é de cerca de 1h30.

Já pela Raposo Tavares, há um pedágio, mas o tempo de viagem é um pouco maior, de 2 horas e 10.

Se preferir utilizar o transporte público, a Viação Cometa oferece alguns ônibus diários a cada hora e meia que leva até São Roque em diversos horários durante o dia. A duração da viagem de ônibus geralmente é de 1h50 e os ônibus partem do terminal rodoviário da Barra Funda.

Para chegar a São Roque a partir de outras regiões do Brasil, o caminho mais utilizado é pelos aeroportos de São Paulo.

Do Aeroporto Internacional de Guarulhos até a cidade são apenas 65 km de distância: você pode alugar um carro ou utilizar o serviço de táxis ou aplicativos de transporte.

Se o seu principal objetivo é explorar a famosa Rota do Vinho, o ideal é estar de carro. Isso garante mais flexibilidade e facilita o deslocamento entre as vinícolas, restaurantes e demais atrativos da região. Caso você não possua um veículo, é possível utilizar táxis, aplicativos de transporte ou até mesmo bicicletas para explorar a cidade.

Você vai encontrar o que fazer em São Roque em qualquer época do ano, mas é bom saber o que esperar da cidade a depender da época.

Os amantes do vinho que desejam explorar a Rota do Vinho vão gostar de visitar a cidade durante a colheita da uva, que começa no finalzinho de novembro e se estende até março. Nesse período, é possível participar de atividades como a colheita das uvas e até mesmo participar da famosa pisa da uva, além de degustar os vinhos frescos da temporada.  Na Vinícola Goes por exemplo, além do turista poder comprar dezenas de vinhos exclusivos na loja, o visitante pode deliciar-se com o Tour dos Vinhedos, que é realizado em caminhões panorâmicos, percorrendo as fazendas com áreas de produção e cultivo das uvas. O participante permanece em todo o percurso em veículo, acompanhado de guia, que mostra todo o processo da produção, faz visita técnica na área de produção e finaliza num brinde especial na área arborizada de uma das fazendas, onde é realizado degustação. O valor é de R$ 95,00 por pessoa, com direito a brinde de vinhos e espumantes e um boné exclusivo da Vinícola Goes.

Quem gosta de clima ameno e quer aproveitar as belezas naturais da região pode viajar na primavera (setembro a dezembro) e no outono (março a junho).

Essas estações têm temperaturas agradáveis, com dias ensolarados e céu azul, perfeitos para explorar os parques, trilhas e paisagens da cidade.

Nos meses de junho e julho, São Roque pode ter temperaturas mais baixas devido ao inverno, especialmente durante a noite. Essa época é badalada entre quem aprecia aconchego, vinho e gastronomia. A temperatura pode ser até negativa, dependendo da intensidade do inverno.

Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar