Destinos Nacionais
Parque Nacional do Iguaçu oferece experiências únicas para pais e filhos
Com trilhas, aventuras e natureza exuberante

Um passeio de bike ou uma trilha em meio à natureza podem ser os programas ideais para este Dia dos Pais, comemorado no domingo (10/08). Essa é a proposta do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, que além do visual das Cataratas do Iguaçu, oferece uma série de experiências para criar memórias em família.
“Mais do que visitar um dos cenários naturais mais impressionantes do mundo, o Dia dos Pais no Parque é uma oportunidade de desacelerar e aproveitar o momento com quem a gente ama. As trilhas, o passeio de bicicleta e o contato com a natureza criam conexões verdadeiras entre pais e filhos”, destaca Mario Macedo Junior, pai de dois filhos e CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu.
Esse é o caso do biólogo Apolônio Rodrigues e de seu filho Lucas Rodrigues, moradores de Foz do Iguaçu. A relação dos dois é permeada por lembranças do espaço, já que Lucas nasceu praticamente dentro do Parque, onde a família morava em função do trabalho de Apolônio no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
“O Lucas cresceu sabendo que fazemos parte de algo muito maior que os limites de nossa casa: sempre correu pela floresta, se banhando nos rios e cachoeiras, entendendo a importância de cada indivíduo, espécies, cada árvore ou componente da floresta”, lembra Apolônio.
Hoje com 30 anos, o fisiculturista confirma que suas primeiras e melhores lembranças são das caminhadas nas trilhas. “Meu pai apresentava as plantas, os frutos comestíveis, os animais. Ele sempre conheceu tudo, sabia o nome de todos os caminhos”, conta. “Então, eu tenho certeza de que as atividades de imersão na natureza do Parque Nacional são o jeito perfeito de passar o Dia dos Pais”, completa.
Assim como Apolônio e Lucas, muitas famílias encontram no Parque Nacional do Iguaçu um cenário perfeito para viver momentos de conexão. E a boa notícia é que essas experiências estão ao alcance de todos os visitantes, com opções de lazer para diferentes perfis e idades.
Pedal com vista para a Mata Atlântica
O Bike Iguaçu pode ser aproveitado em bicicletas convencionais ou elétricas, conforme o ânimo e a disposição dos pais e filhos, todos os dias, no período das 9h às 15h30. Os passeios têm duas, três ou quatro horas, conforme o roteiro desejado, com a opção de adicionar horas extras. As bicicletas convencionais estão disponíveis nos aros 20, 24, 26 e 29 (sujeito à disponibilidade) e a locação custa a partir de R$30,00; nas elétricas, o valor é a partir de R$ 60,00.
As estações ficam no Centro de Visitantes (início da ciclovia), no receptivo do Caminho das Bananeiras (próximo ao Macuco Safari) e no início da Trilha das Cataratas (em frente ao hotel).
Trilha em família pela Mata Atlântica
Para quem prefere uma caminhada, a opção é o Circuito São João, um percurso de 1,9 quilômetros de extensão na Mata Atlântica, com locais para banho de rio e cachoeira e pontos histórico-culturais que contam a história do Parque Nacional do Iguaçu. Sem custo além do ingresso para o Parque, a trilha começa a aproximadamente 200 metros da Escola Parque, com entrada paralela à ciclovia, sentido Centro de Visitantes. A atividade está disponível diariamente, no horário de visitação, das 9h às 15h30.
Drinque para os pais no Porto Canoas
A experiência deve ficar mais completa com almoço no Restaurante Porto Canoas. E ainda: todos os pais que adquirirem o serviço ganharão um drinque especial para a data. Localizado no coração das Cataratas do Iguaçu, no final da trilha principal, o Porto Canoas oferece o clássico da gastronomia brasileira em formato bufê livre. A ambientação possibilita almoçar na parte interna, que é climatizada, ou na parte externa, com varanda debruçada sobre o Rio Iguaçu. Crianças de 0 a 6 anos não pagam, e de 7 a 11 têm desconto de 50% no valor. Sobremesas e bebidas não estão inclusa