WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Gastronomia

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

Cultura alimentar, tradição e inovação

A partir desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma série de ações que compõem a 2ª edição da Bienal da Gastronomia. A iniciativa fortalece a capital mineira como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Até o próximo dia 31, a cidade receberá diversas atrações que celebram a culinária belo-horizontina em toda a sua diversidade — com oficinas, feiras, debates e experiências que conectam sabor, cultura alimentar, inovação e sustentabilidade. A Bienal tem a correalização do Sebrae Minas. Toda programação está disponível no Portal Belo Horizonte.

“A Bienal é mais que um evento culinário: é uma celebração cultural que reafirma BH como polo turístico gastronômico, mas também como referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Esta é a primeira edição verdadeiramente descentralizada, com atividades em mercados, praças e bairros de todas as regiões da cidade — levando sabor e conhecimento a todos os cantos, para que mais pessoas se reconheçam como parte da capital que orgulhosamente carrega o título de Cidade Criativa e possam participar dessa grande celebração”, afirmou a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, durante evento de lançamento da Bienal realizado nesta terça-feira (14).

Um dos principais legados da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, o projeto “Bares com Alma” retorna como uma das grandes novidades do evento, com recursos já assegurados em convênio firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas. A iniciativa, que valoriza a tradição e a hospitalidade dos bares da cidade, teve em sua estreia 30 estabelecimentos selecionados, que receberam uma série de ações voltadas ao fortalecimento da visitação e à sustentabilidade desses verdadeiros guardiões da cultura boêmia belo-horizontina. Nesta nova etapa, outros 20 bares serão incorporados ao inventário, ampliando o reconhecimento e o apoio a esses espaços que dão sabor e identidade a Belo Horizonte.

A partir do próximo mês, os estabelecimentos selecionados na primeira edição do projeto receberão uma capacitação especial promovida pelo Sebrae Minas e pela Belotur, com o objetivo de aprimorar a gestão, fortalecer os negócios e qualificar ainda mais a experiência oferecida nos locais. Paralelamente, será realizada uma pesquisa para avaliar o impacto do projeto, incluindo aspectos como vendas, visibilidade e melhorias implementadas nos bares participantes. O processo de curadoria dos novos estabelecimentos terá início em janeiro de 2026, com previsão de divulgação dos novos selecionados até o início do segundo semestre do mesmo ano.

Formato 

Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos de Belo Horizonte. Mais do que uma celebração da culinária, a Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social, capaz de conectar território, identidade e futuro. A 2ª edição será realizada em um período marcado por datas simbólicas, que reforçam a proposta do evento. Na data da abertura, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, uma oportunidade para valorizar o conhecimento e a transmissão de saberes que também permeiam a cozinha.

Em 16 de outubro, a programação também se alinha ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial do Pão, chamando atenção para temas como cultura e segurança alimentar, e a importância do alimento como patrimônio coletivo. Alunos dos cursos de Gastronomia de faculdades de Belo Horizonte irão participar da Trilha da Panificação, uma iniciativa que inclui visitas técnicas a diversas panificadoras da cidade. A atividade tem como objetivo aproximar os estudantes da rotina e dos processos produtivos do setor, promovendo a troca de experiências com profissionais da área e o fortalecimento da conexão entre formação acadêmica e mercado.

O encerramento, em 31 de outubro, coincide com o aniversário do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, título que inspira e dá visibilidade internacional à capital mineira.

Durante a 2ª Bienal da Gastronomia, a Belotur e o Sebrae Minas também vão promover palestras com especialistas do mercado sobre temas como empreendedorismo, gestão, inovação e cultura alimentar em negócios de alimentação, além de passeios guiados a estabelecimentos que participam do projeto Bares com Alma e a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, dentre outras ações.

Programação 

A programação da Bienal foi construída a partir de sete pontos condutores que norteiam toda a proposta do evento. Entre eles estão a valorização do processo colaborativo, a propagação da força do feminino, o olhar para o território do Atlântico Ibero-Americano e para o eixo sul-sul global, além da promoção do turismo gastronômico aliado a práticas sustentáveis. Também destaca a gastronomia social como instrumento de transformação de vidas e territórios, a alimentação como política pública inclusiva e criativa e a hospitalidade mineira como marca registrada da mesa belo-horizontina. Confira abaixo as atividades confirmadas:

Walking Tour Gastronômico

18 de outubro | Mercado Central – Galeria São Vicente – Mercado Novo

O tradicional passeio turístico promovido mensalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte terá uma edição temática especial no mês de outubro. O Walking Tour Gastronômico convida belo-horizontinos e turistas a desbravar a cultura alimentar da cidade em um passeio gratuito por alguns dos seus espaços mais emblemáticos. O roteiro, que percorre o Mercado Central, a Galeria São Vicente e o Mercado Novo, promove encontros com histórias, tradições e inovações da cozinha local. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia 16 de outubro, na plataforma Sympla.

Fórum Internacional de Gastronomia – FIG 2025

21 e 22 de outubro | Teatro Francisco Nunes

O Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), um dos principais destaques, reúne chefs, pesquisadores, produtores e amantes da boa mesa em dois dias de debates e trocas de experiências. Com temas que vão da ancestralidade à inovação, passando pelo protagonismo feminino e pelo papel social da cozinha, o encontro reforça a gastronomia como identidade e como futuro. O terceiro lote de ingressos será disponibilizado no dia 15/10 às 12h.

Exposição Bares com Alma

21 e 22 de outubro – Teatro Francisco Nunes | 25 de outubro a 23 de novembro – sede da Belotur

Os bares de Belo Horizonte, símbolos da boêmia e do convívio social da capital, viram tema de uma mostra interativa que celebra suas histórias e personagens. A exposição “Bares com Alma” reúne trilhas sonoras da Rádio BH Belotur, mapas ilustrados e espaços de memória, convidando o público a brindar à essência cultural da cidade.

Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas da Gastronomia Pela Unesco

23 de outubro |18 às 23h| Edifício Central

Belém, Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte se encontram em um evento que celebra a diversidade da culinária brasileira. Integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco, os quatro destinos promovem cozinhas-show mediante ordem de chegada, menus colaborativos e feira gastronômica aberta ao público, valorizando ingredientes e saberes que percorrem o país – da Amazônia ao litoral, da herança açoriana à cozinha mineira.

Sabor de Mercado: Intercâmbio Gastronômico Universitário

24 de outubro | 9h30 às 14h | Mercado Central

O Mercado Central se transforma em vitrine da nova geração da cozinha da capital. Estudantes do curso superior de Gastronomia de Belo Horizonte apresentam receitas autorais criadas a partir de ingredientes regionais, em demonstrações abertas ao público que unem criatividade, inovação e valorização da produção local.

Sabores da Norte: Território Criativo Gastronômico

26 de outubro |9 às 18h| Praça Padre Lage

A Bienal se expande para a região Norte da capital mineira, com uma programação voltada à gastronomia sustentável, políticas alimentares, inclusão produtiva e turismo comunitário. O encontro promove vivências para todas as idades, fortalecendo os laços entre cultura, alimentação e desenvolvimento

Experiências Criativas nos Bares com Alma 

27 a 31 de outubro | Vários locais

Integrada à Bienal da Gastronomia, a ação Bares com Alma celebra a essência dos botequins que fazem de Belo Horizonte a capital dos bares. A iniciativa valoriza não apenas a gastronomia local, mas também segmentos criativos como música, arquitetura, design e outras expressões artísticas, em consonância com as orientações da UNESCO sobre a transversalidade cultural nas Cidades Criativas. Seis bares, selecionados a partir das categorias do mapeamento oficial do projeto, serão os protagonistas dessa experiência. Cada um contará com uma apresentação especial conectada a um campo criativo, reforçando a diversidade e a autenticidade que tornam os bares de BH símbolos de hospitalidade, cultura e identidade.

Mercearia Pérola do Atlântico, dia 27/10, das 16h às 17h20

Bar e Leiteria Casa Branca, dia 27/10, das 17h30 às 19h

Bar do Cacá, dia 28/10, 17h às 19:00

Taberna Baltazar, dia 29/10, das 19h às 21h

Bar do Junior, dia 30/10, das 18h às 20h

Bar do Careca, dia 31/10, das 17h às 19h

Os ingressos estarão disponíveis no dia 20 de outubro na plataforma Sympla.

Programação associada

O evento também conta com uma programação associada, que reúne ações de parceiros e promove diversas experiências gastronômicas em diferentes pontos da cidade até o final do mês de outubro .Parte dos projetos que integram a programação associada foi selecionada por meio do Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos, iniciativa da Prefeitura, por meio da Belotur, voltada ao fomento de eventos de relevância nacional e internacional para a capital, na categoria Gastronomia. Com isso, a Bienal da Gastronomia se expande por toda a cidade, com ações em restaurantes, bares, mercados, centros culturais e feiras da capital mineira.

Toda programação associada pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar