WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Gastronomia

Festival Esquina do Mundo

Começa dia 31 em Arraial D’Ajuda

Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia, será palco da 7ª edição do Festival Esquina do Mundo, que acontece de 1º a 16 de novembro de 2025. Com o tema “Do Campo à Mesa – Cozinha Km 0”, o evento busca reforçar a conexão entre produtores locais e gastronomia, movimentando a economia regional, gerando empregos e fortalecendo a identidade cultural por meio da culinária. O festival promete ser um marco para Porto Seguro, celebrando a rica cultura gastronômica local e impulsionando o empreendedorismo regional.
Com abertura marcada para 31 de outubro, o destaque do Festival é a Vila do Sabor, que será realizada na Praça da Igreja de Arraial d’Ajuda. Este espaço dedicado reunirá chefs, produtores e experiências gastronômicas, destacando ingredientes locais e proporcionando maior interação entre a comunidade e a culinária.
A Vila do Sabor vai concentrar experiências únicas com a Cozinha Show, a expertise da Escola de Gastronomia do Senac e a feirinha de produtos locais da Veracel, conectando saberes, sabores e pessoas em um único local.
O tema “Gastronomia Km 0” incentiva o uso de ingredientes de origem local e práticas responsáveis. Os restaurantes participantes concorrem nas categorias: prato principal, petiscos, lanches e pizzas, sobremesas e sorvetes, café da manhã e drinks. Uma das inovações desta edição é a consolidação da categoria Café da Manhã, em sua segunda edição, que permite a hotéis e pousadas apresentarem propostas criativas, diversificando as experiências e valorizando os produtos regionais.
Turismo e empreendedorismo local
Mais do que um evento gastronômico, o festival é um encontro de talentos, produtores e empreendedores que acreditam na força da região. Além de movimentar o turismo, o Festival Esquina do Mundo impulsiona o comércio local, gera visibilidade para donos de restaurantes, produtores artesanais e marcas.
“O Festival Esquina do Mundo é um marco para a gastronomia de Porto Seguro, pois valoriza o que temos de mais autêntico: nossos sabores, nossos produtores e a criatividade dos nossos chefs,” afirma Guto Jones, Secretário de Turismo de Porto Seguro.
De acordo com ele, a Vila do Sabor representa essa essência, um espaço onde o turista pode vivenciar experiências únicas, conhecer ingredientes locais e sentir a energia da nossa cultura através da comida. “A rota gastronômica do destino se fortalece a cada edição, estimulando o turismo, o empreendedorismo e a economia criativa da cidade”, acentua.
O evento é considerado estratégico para o fortalecimento da economia local, gerando empregos temporários e oportunidades para pequenos produtores. Para Luciano Corradi, presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, o Festival Esquina do Mundo é um motor para o comércio. “É um convite para nos unirmos, compartilharmos experiências e crescermos juntos, porque quando Porto Seguro se movimenta, todos ganham. A iniciativa de conectar grandes instituições como o Senac e a Veracel aos nossos empreendedores locais na Vila do Sabor mostra o caminho que queremos seguir: o da valorização do território e da colaboração”, declara.
A organização do evento reforça o foco na sustentabilidade, valorização do território e integração entre produtores, chefs e público, consolidando o festival como um referencial no calendário cultural e gastronômico da Bahia.
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar