WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
5 passeios em...

5 passeios em…

Curitiba

Curitiba, ordeira, ordenada e planejada é orgulho dos curitibanos. Tem aquela máxima que diz: destino bom para seus moradores é destino bom para quem visita.

Gosto de Curitiba, aprecio caminhar pelo seu centro sem preocupações de horários nem de destinos, é possível encontrar atrativos onde menos de espera. Curitiba é pródiga em cultura e gastronomia.

Poderia ficar aqui escrevendo um textão. mas esse não é o intuito e sim recomendar cinco passeios para poder ficar cinco dias em Curitiba ou um feriadão a full.

A capital do Paraná tem uma hotelaria muito boa, focada no corporativo, porém, os serviços são impecáveis. Quando digo porém, me refiro a não ir buscando resorts.

Gastronomia excelente onde não faltam ofertas das mais variadas, gostaria de destacar algumas que considero tradicionais, barreado, não é de Curitiba e sim de Morretes e cidades onde teve tropeiros, mas Curitiba adotou e virou tradição, carne de onça, calma, não entenda esta iguaria de forma literal, também não vou te contar de que se trata para você ir lá, perguntar e experimentar. Sempre que vou em Curitiba experimento hamburguers, lá tem de todos os tipos e tamanhos, delícia. Deixei duas bebidas para o final, cerveja artesanal de extrema qualidade além de café excelente.

Veja AQUI opções de hospedagens que selecionamos para você comprar.

Dica: utilize o ônibus da Linha Turismo, super prático, passa nos atrativos e é ótimo no preço além de um belo passeio.

1.- Largo da Ordem. Situado bem no Centro, faz parte da história de formação de Curitiba como cidade. Conjunto das mais antigas edificações da cidade, delimitado por decreto municipal de 1971. Entre essas construções estão a Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, além dos exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX.

Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo.

Praça Garibaldi
Praça Garibaldi, foto divulgação Curitiba IMT.

Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, de 3ª às 6ª, através de pré – agendamento. Telefone: 3321-3275

Faça AQUI um tour virtual no Largo da Ordem.

O Largo da Ordem abriga uma permanente fonte de humanidade: o memorial de Curitiba. Um espaço para a arte e o folclore, a informação e a memória, o passado e o futuro. Construído num terreno irregular, seu projeto arquitetônico permite a criação de espaços e instalações funcionais e criativas. Sua cúpula, em forma de pintura, evidencia o papel de sementeira cultural da obra.

* Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, público interessado em conhecer a história da cidade por meio dos logradouros do Setor Histórico e equipamentos culturais como o Memorial, Museu de Arte Sacra e Casa Romário Martins.  de 3ª às 6ª, das 9h às 12 e das 14h às 18h, através de pré – agendamento.
Tel.: 3321-3328 / 3321-3263

Faca AQUI um tour virtual no Memorial de Curitiba.

2.- Jardim Botânico.

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991.

Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.

A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água.

Jardim Botânico
Jardim Botânico .
Curitiba, 26/02/2016 –
Foto: Gabriel Rosa

JARDIM DAS SENSAÇÕES

É em uma trilha de 200 metros de extensão no Jardim Botânico de Curitiba, em que o visitante percorre de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais.

No Jardim das Sensações dá pra ver as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem semente, galho, sino que toca e anuncia a beleza da vida.

O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h . O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.

Obs: a visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

Clique aqui para mais informações.

GALERIA DAS QUATRO ESTAÇÕES

Logo atrás da Estufa está a Galeria das Quatro Estações.

Um espaço para a contemplação da natureza. Na área fechada estão o Café Escola Senac, onde toca continuamente os concertos de Vivaldi, “As Quatro Estações”; e o Centro de Ilustração Botânica do Paraná, com cursos de ilustração e venda de gravuras e outros produtos com representações de plantas nativas.

Já na área semicoberta, há bancos, vasos e jardins canteiros que representam as quatro estações do ano, com cores e texturas de cada estação, identificadas por quatro esculturas clássicas de mármore branco.

 

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA – CAT

Pensando no melhor atendimento aos turistas que visitam nossa cidade, o Jardim Botânico conta com um espaço destinado à prestação de informações turísticas, disponibilizando materiais de apoio aos visitantes. Também há a possibilidade de empréstimo de cadeiras de rodas para pessoas que necessitem, basta solicitar a um dos nossos atendentes.

 Este atrativo faz parte do e-book Turismo e Acessibilidade, clique aqui para mais      informações.

Anexo ao CAT, há também a loja #CuritibaSuaLinda, com venda de artigos de arte e design dos criativos da cidade.
Localização: 

Acesso principal: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico.
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu) / (41) 3264-7365 (Exposição/Agendamento Jardim das Sensações)

Acesso secundário (estacionamento): Avenida Prefeito Lothário Meissner, 1055 – Jardim Botânico

Horário:
Das 06h às 19h30.

Jardim das Sensações:
Das 09h às 17h, de terça a domingo.

* durante as chuvas, e enquanto o percurso estiver úmido, o Jardim das Sensações permanece fechado.
Ônibus:
Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico.
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy).Descer em frente ao Jardim Botânico.

Jardim Botânico –  Aeroporto

1. Caminhar até a estação-tubo Jardim Botânico, na Av. Presidente Affonso Camargo sentido Campo Comprido e pegar  uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (302), Campo Comprido/Centenário (linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (304).

2. Descer na Estação Eufrásio Correia. Aqui tem que desembarcar e caminhar uma quadra até a Av. Marechal Floriano Peixoto e embarcar na estação tubo UTFPR – sentido Boqueirão (precisa pagar outra passagem). Pode embarcar nos ônibus Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500).

3. Desembarca no Terminal Boqueirão e precisa pegar a linha de ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32) – não precisa pagar outra tarifa. Este ônibus levará até o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Aeroporto – Jardim Botânico
1. No aeroporto pega o ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32).  Chegando no terminal precisa trocar de ônibus (não é necessário pagar outra passagem).

2. Troca de ônibus embarcando na plataforma do ônibus biarticulado, podendo pegar o Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500), ambos embarcam no mesmo lugar.

3. Desembarque: Ponto UTFPR, na Estação Eufrásio Correia (sentido Centenário/Pinhais) pegar uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (302), Campo Comprido/Centenário (linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (304).

4. Descer na estação-tubo Jardim Botânico, trajeto a pé até a entrada principal do Jardim Botânico (R. Engº. Ostoja Roguski) é de 600m (aproximadamente 8 minutos).

 

Galeria de Imagens: Clique aqui

Galeria 360º : Clique aqui

 

Para saber quais atividades são permitidas no local, clique aqui e consulte o Decreto 170/15 – Regulamentação do Uso das Dependências do Jardim Botânico.

3.- Opera de Arame.

A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.

Opera de Arame
Teatro Ópera de Arame.
Curitiba, 16/08/2008
Foto: Orlando Kissner/SMCS

Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque Jaime Lerner juntamente com o Espaço Cultural Pedreira Paulo Leminski, cenário de grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 20.000 pessoas. O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Desde 2018 abriga o projeto Vale da Música, um festival permanente de música instrumental que ampliou a oferta cultural ao visitante da Ópera de Arame, e traz, além de apresentações diárias de música instrumental no Palco Flutuante, exposições de arte, oficinas, e atividades culturais.

 Este atrativo faz parte do e-book Turismo e Acessibilidade, clique aqui para mais      informações.

 

Site:

https://operadearame.com/

 

Instagram:
@operadearameoficial
@festivalvaledamusica

 

Telefone:
+55 (41) 99244-6929

Localização:
Rua João Gava, 920 – Abranches

Horário:
De terça à domingo, das 10h às 18h. Ingressos: $ – Cobrança de entrada no local.
Os horários estão sujeitos à mudanças dependendo dos eventos realizados no parque.

Vale da Música
Vale da Música na Ópera de Arame é um projeto inédito no país. Um palco flutuante no lago do teatro que oferece música ao vivo instrumental durante o dia, de terça a domingo, das 10h às 18h. A estreia do projeto foi em 21 de setembro de 2018.

 

Restaurante Ópera Arte
Terça a domingo das 10h às 18h.

 

Ônibus:

Convencional Mateus Leme (Praça Tiradentes) ou Interbairros II, descer próximo à Pedreira.
Convencional Nilo Peçanha (atrás da Catedral) descer Farol das Cidades.

Acesso:
Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava.

 

Galeria 360º : Clique aqui

4.- Museu Oscar Niemeyer.

Projetado em 1967 para ser a sede do Instituto de Educação do Paraná, o edifício principal que hoje abriga o MON passou a ser utilizado para sediar algumas secretarias estaduais na década de 1970. Na época recebia o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Museu OscarNiemeyer
Museu Oscar Niemeyer.
Curitiba, 09/06/2013
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

No ano 2000, começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte, na gestão do então governador Jaime Lerner.

Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a generosa área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, Novo Museu.

O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho (devido seu formato arquitetônico), ambos de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Hoje, é considerado o maior museu da América Latina, possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva.

Veja AQUI à programação.

5.- Trem Curitiba-Morretes.

O trem turístico que sai de Curitiba e vai até o município de Morretes serpenteando pela Serra do Mar, é o segundo atrativo turístico mais visitado do Paraná e atrai por ano mais de 250 mil turistas do mundo todo. É considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo.

Serra Verde
Trem da Serra Verde de Curitiba para Morretes, vista da Mata Atlântica, foto CT.

O passeio sai da Estação Rodoferroviária de Curitiba de sexta a domingo pela manhã e na alta temporada todos os dias. O retorno acontece a tarde e o ponto de desembarque é no mesmo local.

Para maiores informações, acesse: https://serraverdeexpress.com.br/o-trem/

Além destes passeios existem outros que também são muito bons e recomendáveis, mas, a matéria é para recomendar 5.

Outros: Museu Egípcio, Parque São Lourenço, Parque Tanguá, Memorial Ucraniano, Complexo Cultural do Barão do Serro Azul, Memorial Paranista e outros.

Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar